quinta-feira, 17 de março de 2011

UNIDADES DE MEDIDA

De natureza linear:

Sistema métrico decimal (SMD): o metro e seus derivados

- Sistema antigo brasileiro de pesos e medidas:

braça = 2,2 m

légua = 6600 m

pé = 33 cm

palmo = 22 cm

b) - De natureza angular:

Sistema sexagesimal (graus, minutos e segundos)

Sistema centesimal (grados)

Sistema antigo brasileiro de pesos e medidas: (SABPM)

Neste sistema a unidade principal é o alqueire, que é derivado da braça e tem variações regionais. Utiliza-se ainda, a quarta (1/4 do alqueire), o prato (968 m2) e o litro (605 m2).

Principais tipos de alqueire:

Dimensões (braças)

SABPM

SMD (m2)

Unidade Agrária (ha)

50 x 50

20 litros

12.100

1,2100

100 x 100

80 litros

48.400

4,8400

50 x 75

30 litros

18.500

1,8500

80 x 80

32 pratos

30.976

3,0976

50 x 100

40 litros

24.200

2,4200

200 x 200

320 litros

193.600

19,3600

Obs.: O alqueire de 100 x 100 braças é denominado geométrico ou mineiro e o de 50 x 100 braças paulista.

Sistema métrico decimal: m2

Unidades agrárias: hectare, are e centiare

hectare (ha) = 10.000m2

are (a) = 100 m2

centiare (ca) = 1 m2

EX: 497.946,00 m2 => 49 ha , 79 ares e 46 centiares

Antonio Teles, Topografia Básica, Notas de aula. CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – FACIAGRA 2010, 68 páginas.

Topografia Básica

TOPOGRAFIA: Definição: a palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "TOPOS" (LUGAR) e "GRAPHEN" (DESCREVER), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. Finalidade: topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. A topografia é a ciência que estuda uma área de terra limitada, e pode constar de um Memorial Descritivo, onde conseguem elementos que permitam formar idéias da área descrita, ou pode estar contida de modo convencional em uma folha de papel chamada, então, Planta Topográfica. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. Generalidades: a topografia teve início no antigo Egito as margens do Rio Nilo, devido as cheias destruírem os limites das terras e as necessidades de novas demarcações, levantamentos cadastrais e avaliações de áreas rurais. A partir daí foram desenvolvidas técnicas que possibilitaram a restituição das áreas inundadas, chegando hoje com equipamentos eletrônicos modernos utilizando-se de automação para a segurança e rapidez dos levantamentos e estudos. Assim podemos dizer que a topografia é uma ciência aplicada na geometria e na trigonometria, de âmbito restrito, pois é um capitulo da geodésia, que tem por objetivo o estudo da forma e dimensões da terra. A topografia como ciências, fornece os meios necessários à completa descrição (caracterização) de um terreno, possibilitando as seguintes determinações: forma de contorno do terreno, dimensões, posicionamento relativo, tanto das linhas do contorno, como de todos os objetos significativos que se encontram à superfície do terreno, cálculo e construção da planta do terreno (porção limitada da superfície de nosso planeta). Os meios a que nos referimos, constituem-se basicamente, no desenvolvimento de fundamentos teóricos, de processos de medição no campo, de tecnologia para construção de instrumental topográfico, além de um elenco de normas e procedimentos para confecção das plantas topográficas. É fácil entender que a topografia atua somente em áreas de dimensões restritas (pequenas relativamente), cujo interesse maior é a definição dos limites (contorno) e o conhecimento da grande maioria dos objetos situados no interior dessa área e também aqueles objetos localizados exteriormente, porém nas proximidades do contorno. Os objetos a que nos referimos constituem o que si designa por detalhe planimétrico. Exemplificando: edificações, cercas, rios, áreas cultivadas e benfeitorias em geral, córregos, vales, espigões, postes, pontes, viadutos, estrada de rodagem, ferrovias, açudes, linhas telefônicas, linhas de transmissão de energia elétrica, linhas de adutoras de água, redes coletoras de esgotos sanitários, galerias de águas pluviais, aeroportos etc. São detalhes planimétricos.


PROFESSOR - JORGE LUIZ BARAUNA DA COSTA - UFBA

Relatório de processamento de levantamento com drone Phanton 4 com pontos de controle e checagem por GPS CHC X90 pós processado Agiso...