sábado, 14 de junho de 2008

As Margens do Rio

Dizem que a culpa é do prefeito, da chuva e dos rios, mas esquecem de falar primeiro da falta de educação de todos e de que desde a conquista do Brasil pelos portugueses falta planejamento da ocupação urbana. 

Os governantes não se atentaram para a necessidade da  preservação das montanhas, dos morros e das nascentes dos rios, das suas margens e vazantes que eram os piscinões naturais.

A destruição e ocupação dos morros que funcionam como reservatórios naturais para a água das chuvas que alimentariam as nascentes durante as estiagens faz com que essa chuva toda escoe rapidamente para os rios provocando todo tipo de transtorno e muitas mortes. 

A única saída para evitar essas tragédias periódicas é devolver ao rio suas margens e vazantes naturais, desocupando os morros para que retomem sua vegetação natural e nas ocupações urbanas criem mecanismos que favoreçam a infiltração da água de chuva nas vias pavimentadas e em cada unidade habitacional e assim restabeleça o equilíbrio natural do ciclo da água.


"As margens do rio que tudo arrasta se diz que é violento,
mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem"
Bertold Brecht

Relatório de processamento de levantamento com drone Phanton 4 com pontos de controle e checagem por GPS CHC X90 pós processado Agiso...